domingo, 26 de fevereiro de 2012

Amor é muito mais que paixão, é comprometimento e intimidade!

Amor... palavra simples e complexa! Tão fácil dizer "Eu te amo"! Tão difícil acordar todos os dias com o seu grande amor e seguir acreditando nisso. Não é fácil amar todos os dias, não é fácil amar quando se tem diariamente o contato com aquilo que não gostamos em nosso parceiro. Por isso amor é um compromisso racional acima de tudo... porque eu acordo todos os dias e decido racionalmente te amar... mais do que sentir é querer amar e se comprometer com os desafios dessa decisão.

Amor não é o coração batendo, o frio na barriga e a ansiedade pelo reencontro... penso que essa é uma distorção perceptiva sobre o sentimento amor! Talvez isso seria paixão... que se baseia em experiências sensoriais e nos leva sentimentos exacerbados, intranquilos e que nos tiram a consciência.

O amor é calmo, é racional, é decisão consciente. É conciliar sonhos e tempo: mesmo que meus sonhos individuais demorem mais para se realizar, eu prefiro dividir meu tempo com meu amor e irmos realizando juntos... vibrando com os teus sonhos e te tornando cúmplice dos meus. Escolher viver com alguém é mais do que paixão, tesão ou idealização... é aceitar amar a realidade, a rotina, a escolha feita e os resultados desse investimento. É sofrer junto, é mostrar seus limites e ao mesmo tempo aceitar os limites do outro.

As brigas e desentendimento levam aquele que ama a tentar compreender o ser amado, são momentos de aproximação e intimidade. é querer compreender e acreditar que será compreendido porque o comprometimento do outro me faz crer que estamos juntos acima de tudo.

Portanto, o amor vinga quando o casal busca um balanço entre três ingredientes: comprometimento| decisão, intimidade|vínculo e paixão, já dizia a Teoria Triangular do Amor (Starenbger, 1989)

Penso que sem comprometimento ou intimidade, em dois anos a paixão acaba... com comprometimento e intimidade, pode-se alimentar racionalmente a paixão e transformar tudo isso em um estável amor com resultados recompensadores!

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário